Assistir Online Biografia De Roberto Gómez Bolaños - Bio Channel
Se houver algo de errado ou alguma sujestão ,por favor deixe comentario. :) Obrigado
Se houver algo de errado ou alguma sujestão ,por favor deixe comentario. :) Obrigado
Roberto Gómez Bolaños é um escritor e ator mexicano conhecido em muitos países, principalmente, pelos seus personagens "Chaves" e "Chapolin Colorado". Nascido no dia 21 de fevereiro de 1929, na Cidade do México, ele acumula 40 anos de trabalho na televisão mexicana.
Filho de Francisco Gomez Linares e Elsa Bolaños Cacho, foi o segundo de três irmãos. Ele nasceu em uma família de classe média, estudou engenharia na UNAM (Universidade Nacional Autônoma e México), mas nunca exerceu a profissão.
Começou a trabalhar com criação publicitária, já que tinha bastante criatividade e facilidade para escrever. Por volta dos 20 anos de idade, seu talento o levou a escrever diversos roteiros de programas de TV. Ele também foi autor de canções e roteiros para programas de rádio. Entre 1960 e 1965, era o roteirista de dois shows considerados tops na televisão mexicana: "Comicos y Canciones" e "El Estudio de Pedro Vargas”. Nesta época, ganhou o apelido de "Chespirito" do diretor Agustín Delgado. Trata-se de uma versão castelhana do nome Shakespeare para "Shakespearito", já que Bolaños mede em torno de 1.60m e tem grande aptidão para criar boas histórias.
Em 1968, Chespirito assinou um contrato com a recém-formada rede TIM (Televisión Independiente de México), no qual tinha 30 minutos na programação, com total autonomia. Neste espaço, estreou como escritor e ator em "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada", onde conheceu o grupo que viria a acompanhá-lo durante os anos seguintes e que seria um marco da televisão mexicana: Ramon Valdez, Ruben Aguirre, Florinda Mesa, Carlos Villagran, Angelines Fernandez, Edgar Vivar e Maria Antonieta de las Nieves. Com o sucesso, em 1970, a emissora concedeu espaço de uma hora nas noites de segunda-feira.
Assim, em seu show simplesmente chamado "Chespirito", ele fez a estreia de seus dois personagens mais queridos e conhecidos ao redor do mundo, "Chaves" (do original em espanhol El Chavo del 8) e "Chapolin Colorado" (do original El Chapulín Colorado).
Esses dois personagens se tornaram tão populares que a rede promoveu, para cada um, uma série semanal de 30 minutos. Com Chaves, o público acompanha as aventuras de um menino órfão de oito anos (interpretado pelo então quarentão Chespirito), que vive em um barril, numa vila suburbana. O personagem principal se mete em confusões com seus amigos (como Quico, Chiquinha e Nhonho) e vive se desentendendo com os moradores da área (Seo Madruga, Dona Florinda e a Bruxa do 71). Alem disso, na escola, Chaves geralmente irrita o professor Girafales. As aventuras de Chaves foram exibidas originalmente de 1971 a 1992.
Em relação ao personagem Chapolin Colorado, trata-se de um super-herói atrapalhado que acaba com os bandidos por conta de sua sorte e de sua honestidade. Suas frases mais típicas são “Não contavam com a minha astúcia” e “Sigam-me os bons”. A série foi originalmente exibida entre 1970 e 1979.
As séries com os dois personagens fizeram imenso sucesso e, em 1973, eram transmitidos para toda a América Latina. No México, estima-se que 50% a 60% de todos os televisores do país estavam sintonizados no programa quando foi ao ar. Chespirito manteve o seu show no horário nobre da segunda-feira, às 20h, durante 25 anos. Apesar de o show ter terminado na década de 1990, ainda são exibidas reprises regulares em toda a América Latina.
O sucesso na televisão levou-o ao cinema, onde ele também teve grande êxito com filmes como “El Chanfle” (1 y 2), “Don Ratón y Don Ratero” o “El Charrito”. Em 1995, Chespirito decidiu deixar as câmeras para dedicar-se ao teatro e ao seu trabalho como músico e escritor.
Mesmo fora das telas, fez shows com seus personagens em vários países. Em sua passagem com o elenco de "Chespirito" em Santiago, no Chile, os ingressos se esgotaram em duas datas consecutivas, levando 80 mil pessoas a um estádio na capital chilena.
Bolaños ainda escreveu várias telenovelas, roteiros de cinema e um livro de poesia. Nos últimos anos, tornou-se mais ativo politicamente, fazendo campanha para determinados candidatos mexicanos e foi militante contra uma iniciativa para legalizar o aborto no México.
Por conta de sua intensa produção e do seu sucesso, Chespirito recebeu vários prêmios. Em 2003, ganhou as chaves da cidade de Cicero, em Illinóis (EUA). No México, foi homenageado com uma série de selos postais.
A dedicação aos seriados Chaves e Chapolin Colorado também rendeu um casamento para Bolaños. Após 27 anos trabalhando juntos, ele se casou, em 2004, com a atriz Florinda Meza, que interpretava a Dona Florinda. Ele tem seis filhos do primeiro casamento, mas nenhum com Florinda.
Postar um comentário